Dia.24.NOVEMBRO.2020
Olá amiguinhos!
1° ao 5° PERÍODO
Lembram que na semana passada enfeitamos algumas garrafas para fazer um boliche? Esta semana utilizaremos elas para brincar.
Isso mesmo, quem não tiver as garrafas é só separar umas 8 garrafas vazias em casa e colocá-las organizadas em fileiras, sendo 4 atrás, 3 no meio e 1 na frente.
Isso mesmo, quem não tiver as garrafas é só separar umas 8 garrafas vazias em casa e colocá-las organizadas em fileiras, sendo 4 atrás, 3 no meio e 1 na frente.
A brincadeira é o boliche, desta vez com os pés;
Oriento aos pais para demarcarem no chão o local de distanciamento onde a criança deverá se posicionar com a bola para chutá-la em direção ao boliche. Sempre dando um distanciamento de acordo com a habilidade, idade e coordenação da criança.
Alterne as pernas de chute, após conseguir derrubar todas as garrafas.
OBS: Pode ser realizada uma mini competição entre o responsável e o aluno, ou ainda cronometrar quanto tempo a criança leva para derrubar todos os pinos.
OBS²: Podem também enfeitar as garrafas que servirão de pinos, quem não as enfeitou na semana passada. Boa atividade!
Fico a disposição para auxiliar caso seja necessário! GRANDE BEIJO.
Dia. 17.NOVEMBRO.2020
Olá amiguinhos!
1° ao 5° PERÍODO
Quem aí já jogou boliche?
Isso mesmo, hoje iremos separar umas 8 garrafas vazias em casa e colocá-las organizadas em fileiras, sendo 4 atrás, 3 no meio e 1 na frente.
Isso mesmo, hoje iremos separar umas 8 garrafas vazias em casa e colocá-las organizadas em fileiras, sendo 4 atrás, 3 no meio e 1 na frente.
Oriento aos pais para demarcarem no chão o local de distanciamento onde a criança deverá se posicionar com a bola para rolá-la em direção ao boliche. Sempre dando um distanciamento de acordo com a habilidade, idade e coordenação da criança.
Alterne as mãos de arremesso após conseguir derrubar todas as garrafas.
OBS: Pode ser realizada uma mini competição entre o responsável e o aluno, ou ainda cronometrar quanto tempo a criança leva para derrubar todos os pinos.
OBS²: Podem também enfeitar as garrafas que servirão de pinos. Boa atividade!
Fico a disposição para auxiliar caso seja necessário! GRANDE BEIJO.
Dia. 10.NOVEMBRO.2020
Olá pessoal!
1° ao 5° PERÍODO
Hoje iremos realizar a seguinte tarefa:
- ATIVIDADE: Colocar uma linha amarrada em duas cadeiras de um lado para o outro formando uma divisão (ou rede), pode amarrar um lençol também e pedir a criança para jogar uma bola por cima da rede. O responsável pode ficar do outro lado incentivando a criança a jogar a bola para ele.
Depois tentem alternar as mãos.
A altura da rede pode ser ampliada ou reduzida de acordo com o nível de cada criança.
-Depois que a criança arremessar peça para continuar no mesmo lugar e receber a bola arremessada desta vez pelo responsável.
-Com as crianças do 4° e 5° período, pode-se realizar mini jogos de vôlei, dependendo do espaço em casa, ou ainda fazer um recorde de quantos passes por cima da rede conseguem realizar sem deixar a bola cair.
-Com o 1° e 2° período pode deixar a rede bem baixinha e induzir a criança jogar a bola para cima e não para baixo, mesmo sendo por cima da rede.
Fico a disposição para auxiliar caso seja necessário! GRANDE BEIJO.
Dia 03.NOVEMBRO.2020
Olá pessoal!
1° AO 5° PERÍODO
Hoje iremos realizar uma tarefinha bem legal hein:
- ATIVIDADE: Colocar um cesto em uma certa distância em cima de uma cadeira, dar uma distância de 3 passos e pedir a criança para arremessar uma bola dentro do cesto, com o objetivo de mirar e se concentrar.
Depois tentem alternar as mãos.
O espaço pode ser ampliado ou reduzido de acordo com o nível de cada criança.
-Depois que a criança arremessar peça para retornar ao ponto de partida e esperar até ser liberado para um novo arremesso.
-Com as crianças do 4° e 5° período, pode-se realizar mini jogos de basquete, dependendo do espaço em casa, ou ainda fazer uma competição de quem faz mais cestas, ou ainda quem faz mais cestas em determinado tempo.
-Com o 1° e 2° período pode deixar a criança chegar pertinho para jogar no cesto, o importante é não deixar a criança colocar dentro do cesto e sim arremessá-la, mesmo a distância sendo mínima.
Fico a disposição para auxiliar caso seja necessário! GRANDE BEIJO.
Dia 27. OUTUBRO.2020
Olá pessoal!
1° AO 5° PERÍODO
Hoje iremos realizar uma tarefinha bem parecida com a da semana passada, só que desta vez utilizaremos as mãos:
- ATIVIDADE: Separar uma mesa (para um gol maior) ou uma cadeira e utilizar os espaçamentos das pernas similar a um gol, dar uma distância de 3 passos e arremessar a bola no gol.
OBS: Caso não tenha bola, pode fazer uma bola de meia.
O objetivo é fazer com que a criança realize e coordene o movimento de arremesso. E que possa realizar a associação do arremesso ao gol.
Depois tentem alternar os braços de arremesso.
É importante dar um distanciamento de acordo como nível habilidade da criança.
-Depois que a criança arremessar peça para buscar a bola e retornar ao ponto de partida, esperando até ser chamado novamente.
-Com as crianças do 4° e 5° período, pode-se realizar mini jogos de handebol, dependendo do espaço em casa, ou ainda fazer uma competição de quem faz mais gols. Ou ainda, quem faz mais gols dentro do tempo de um minuto.
Fico a disposição para auxiliar caso seja necessário! GRANDE BEIJO.
Dia 20. OUTUBRO.2020
Olá amiguinhos saudades de todos vocês, hoje iremos fazer uma tarefinha bem legal!1° AO 5° PERÍODOOiii amigos, nesta semana iremos fazer uma tarefinha de direcionamento. Para auxiliar na coordenação, equilibração, noção de espaço e associação de objetivos a serem cumpridos.- ATIVIDADE: Colocar uma bola em uma certa distância e pedir a criança para ir chutar.OBS: Caso não tenha bola, pode colocar um outro objeto e pedir para a criança chutá-lo.O objetivo é fazer com que a criança fique na posição unipodal, desequilibrando e reequilibrando. E que possa realizar a associação do chute ao objeto específico.Depois tentem alternar as pernas.É importante dar um bom distanciamento, para que a criança possa percorrer o espaço determinado até chegar ao objeto que precisa ser chutado, tendo assim uma noção do espaço que terá que percorrer, e assim ir desenvolvendo a noção espacial que é primordial.-Depois que a criança chutar peça para retornar ao ponto de partida e esperar até ser chamado novamente. E então vá alternando as pernas, os locais onde colocam a bola, alternando a bola para outras direções e podem reduzir ou ampliar os espaçamentos.-Com as crianças do 4° e 5° período, pode-se realizar mini jogos de futebol, dependendo do espaço em casa, ou ainda fazer uma competição de quem faz mais gols, adaptando o gol.Fico a disposição para auxiliar caso seja necessário! GRANDE BEIJO.
Dia 13.OUTUBRO.2020
Olá pessoal hoje tivemos nosso aulão de dia das crianças que foi um máximo. Foi ótimo estar com cada um de vocês, nos divertimos bastante! Grande beijo.✅💋
Dia 06. OUTUBRO. 2020
1° e 2° período
Olá pessoal, na semana passada nosso estímulo foi movimento com direcionamento de em cima e em baixo, nesta semana iremos fazer a mesma atividade porém partindo do direcionamento de frente e trás. Sendo assim iremos utilizar novamente a cadeira como referência, mostrando que a frente é onde se senta e colocando um recipiente vazio na frente da cadeira e outro atrás. Novamente iremos conduzir a atividade da seguinte forma:
Procedimento: Colocar um recipiente vazio na frente da cadeira, um recipiente vazio atrás da cadeira e segurar o outro recipiente com os 10 objetos dentro. O responsável irá ficar numa distância de 1m da cadeira com o recipiente cheio em mãos e irá pedir para a criança pegar o objeto com ele e colocar onde for indicado, verbalizando para por no pote da frente ou de trás da cadeira.
OBS: Crianças que não associam: O responsável pode auxiliar indicando e/ou apontando e/ou ainda segurando a mãozinha e levando ao local indicado (vai do desenvolvimento e do envolvimento da criança com a atividade).
Crianças que já "tiram de letra": Os responsáveis podem dinamizar, pedindo para eles colocarem no pote da frente apenas as bolinhas de determinada cor e atrás as bolinhas da outra cor, ou separar por sentido, objetos de plástico na frente e de pelúcia atrás. Podem ser criativos e claro qualquer dúvida fico a disposição!
Beijinhos, até semana que vem!
-Tia Thalya;
3°, 4° e 5° período e 1° ano:
Olá amigos! Essa semana tenho um desafio para vocês hein, gostaria que separassem 10 brinquedos de pelúcia ou pano, podem ser almofadas também e uma caixa de papelão. Vocês colocarão os brinquedos de pelúcia em uma extremidade e a caixa em outra, assim como na imagem, dando um espaço para deitarem entre a caixa e os objetos. Logo após o objetivo é que coloquem os objetos com os pés dentro da caixa, deste modo, fazendo o alongamento dos músculos das costas.
Cronometrar a quantidade de tempo que a criança leva para cumprir a tarefa é uma maneira bacana de incentivo. Boa aula pessoal, até semana que vem!
Dia 29.SETEMBRO.2020
1° e 2° período:
Olá pessoal, essa semana iremos estimular com os nossos pequenos o movimento junto aos locais em cima e em baixo. Para isso será preciso separar uma cadeira, 3 cestos ou recipientes e 10 bolinhas coloridas ou objetos pequenos.
Procedimento: Colocar um recipiente vazio em cima da cadeira, um recipiente vazio em baixo da cadeira e segurar o outro recipiente com os 10 objetos dentro. O responsável irá ficar numa distancia de 1m da cadeira com o recipiente cheio em mãos e irá pedir para a criança pegar o objeto com ele e colocar onde for indicado, verbalizando para por no pote de cima ou de baixo da cadeira.
OBS: Crianças que não associam: O responsável pode auxiliar indicando e/ou apontando em qual pote deve ser colocado.
Crianças que já "tiram de letra": Pode dinamizar pedindo para eles colocarem no pote de cima apenas as bolinhas de determinada cor e em baixo as bolinhas da outra cor, ou separar por sentido objetos de plástico em cima e de pelúcia em baixo. Podem ser criativos e claro qualquer dúvida fico a disposição!
Beijinhos, até semana que vem!
-Tia Thalya;
3°, 4°, 5° período e 1° ano:
Olá pessoal essa semana gostaria que os pais mostrassem as crianças o movimento do polichinelo que é o que deixarei no link para vocês. O polichinelo é um movimento que requer coordenação motora e coordenação entre os membros superiores e inferiores, geralmente as crianças chegam no ensino fundamental sem saber realizar esse movimento, com isso deixo como uma tarefinha para a semana, a realização de 5 a 20 polichinelos corretos.
OBS: Nossos amigos menores podem fazer o movimento apenas de abrir e fechar as pernas com as mãos na cintura, pulando, abrindo e fechando as pernas.
Os que já dominam o movimento de polichinelo podem tentar fazer o desafio desse outro link, que é um pouco mais dificultoso. Quem conseguir cumprir esse desafio me mandem uma foto ou vídeo. Ficarei no aguardo hein:
Link do POLICHINELO para aprendizes. Lembrando que os pequenos podem fazer apenas a coordenação de membros inferiores (abrindo e fechando as pernas com as mãos na cintura). É uma progressão para o movimento completo.
Que máximo né? Aguardo retorno de vocês pessoal!
Dia 22.SETEMBRO.2020
1° e 2° período:
Oiii amiguinhos, essa semana temos uma atividade bem legal para vocês e precisaremos da ajuda do papai e da mamãe. Quem aí conhece a música boneca de lata?
É uma música bem bacana para iniciar a familiarização com algumas partes do corpo humano.
Aos pais peço que interajam com a criança ao decorrer da música, mostrando no corpinho da criança as partes do corpo.
Ao decorrer da semana repita a música para a familiarização sonora também. Grande beijo em todos!
3°, 4°, 5° período e 1° ano:
Olá criançada, essa semana separei uma musiquinha bem bacana para vocês curtirem aí na casinha de vocês, essa é a música do "tchutchuê" vou colocar o vídeo e espero que acompanhem junto com a música os movimentos pedidos. Na última rodada todo mundo vai ficar tortinho me mandem uma foto de vocês ❣
BEIJINHOS SEMANA QUE VEM TEM MAIS!
Dia 15.SETEMBRO.2020
1° e 2° período
📍Olá pessoal, essa semana iremos desenvolver mais alguns aspectos importantes com nossos pequenos.
Ao decorrer desta semana procure estimular o pensamento abstrato e o conhecimento de associação do seu pequeno, em todos os dias da semana. (O objetivo será observarmos se as crianças já compreendem comandos básicos relevantes).
✔️Tarefinha da semana: Sempre falar para a criança o que serve para quê, e os porquês racionais.
Ex: Olha a tinta vai para o papel, os talheres são para direcionar algo a boca, a touca vai na cabeça, a tesoura corta o papel, o sal tempera a comida. Sempre estimule auditivamente a criança a compreensão das combinações.
💡Caso a criança não esteja perto num momento de combinação interessante, chame-a mostrando que tem algo de interessante para mostrar, despertando a curiosidade.
Beijinhos!💋
3° período ao 1° ano do ensino fundamental
📍Olá amiguinhos que saudade, esta semana iremos fazer uma atividade bem legal que precisa de equilíbrio, vocês sabem o que é o equilíbrio? Já fizemos uma atividade sobre equilíbrio eim. Comentem aí...
👉🏼Da ultima vez que fizemos atividades com equilíbrio era com o equilibrio estático, todo mundo paradinho, desta vez será com o equilíbrio dinâmico, é preciso se deslocar.
✔️A tarefa é a seguinte; as crianças deverão escolher um livro, de preferência com capa dura, e colocá-lo em cima da cabeça. Após isso é fácil né? Deverão se deslocar de um cômodo para o outro sem deixar o livro cair. E para quem achar muito fácil eu quero ver você sentar e levantar do chão, sem deixar o livro cair também.
Acho que vai ficar mais difícil eim.
Boa sorte, me mandem fotos e me falem como foi a experiência de vocês 💋
Dia 08.SETEMBRO.2020
1° e 2° período
📍Olá pessoal, essa semana iremos desenvolver alguns aspectos importantes com nossos pequenos.
Ao decorrer desta semana procure estimular a memória e atenção do seu pequeno, em todos os dias da semana. (O objetivo será observarmos se as crianças já seguem instruções em duas etapas).
✔️Tarefinha da semana: Pedir a criança para encontrar algum objeto e levá-lo até você, cada dia escolha algo diferente, dentro da realidade dos pequenos.
Ex: Encontre sua boneca e traga até mim, pegue um carrinho e traga para brincarmos, cadê a chupeta? Traga ela aqui.
💡Caso a criança não siga essas orientações, leve-a até o local onde se encontra o objeto dê em sua mão e conduza a criança dizendo, vamos levar para cima da mesa, vamos levar para o chão da sala para brincarmos... Leve até o local determinado e brinque uns 5 minutinhos com o objeto, ou faça algo relevante com o objeto entregue.
Beijinhos!💋
3° período ao 1° ano do ensino fundamental.
📍Olá pessoal, essa semana que tal construirmos um boneco totalmente reciclável?
💡Os materiais recicláveis podem se transformar em muitas coisas bacanas só que desta vez gostaria que fizessem um boneco ou uma boneca e dessem um nome bem legal para ele (a). (Com rolo de papel higiênico, garrafa pet, vassoura velha, papelão ...)
E depois de pronto façam um vídeo e me envia, falando com quais materiais recicláveis seu boneco foi feito. Vou aguardar eimmm✅
⚠️Essa atividade auxilia na conscientização sobre o meio ambiente e também na imaginação, em nomear e inventar como será seu boneco.
Beijinhos até mais💋
Dia 01.SETEMBRO.2020
Olá amiguinhos, só para deixar registrado que hoje foi nossa primeira aulinha ao vivo, bem no dia do profissional de educação física. Foi muito divertido e matei a saudade de vocês vendo cada rostinho.
Em breve faremos mais uma aulinha ao vivo, quem faltou não deixe de participar. Vamos mecher o nosso corpinho 🤸🏻♀️🤸🏻♂️
Saudades, de cada um de vocês!
Dia 25.AGOSTO.2020
Oiiii amiguinhos, como estão?
Espero que estejam todos bem.
Tia Thalya está com muita saudade de todos vocês! ❤️
Temos uma baita surpresinha para vocês, na semana que vem estaremos em um super encontro ao vivo, com muita brincadeira. Estamos nos programando para termos uma hora de muita diversão e matarmos a saudade. Em breve serão disponibilizadas todas as informações sobre esse nosso aulão 😍😊
Já para esta semana eu gostaria que os pais junto com as crianças escolhessem qual atividade, postada ao decorrer do bimestre, a criança mais gostou de realizar e a refizessem.
No caso dos pequenos (1° e 2° período) peço aos pais para refazerem com os mesmos a atividade que tiveram melhor resposta a orientação.
Um grande beijo em todos!
Até semana que vem. ✔
Dia 18.AGOSTO.2020
1° e 2° período
📍Olá amiguinhos, como essa semana temos a comemoração do folclore brasileiro. Que tal a gente brincar e imitar alguns membros das lendas folclóricas😍
✔A brincadeira que iremos fazer se chama estátua, todo mundo conhece essa brincadeirinha né? Só que desta vez a gente coloca a música do saci que estará disponível no vídeo abaixo e quando a mamãe ou o papai pararem a música a criança precisa virar uma estátua de uma perna só assim como o saci.
👉OBS: As crianças podem apoiar na parede, os pais podem dobrar a perninha da criança e estimular o movimento numa perna só . Quem já sabe ficar numa perna só pode tentar se deslocar também. 💋
3°, 4° e 5° período e 1° ano
📍Olá amiguinhos, essa semana é a semana do folclore brasileiro. Precisamente no dia 22 de agosto. Vocês sabiam que existem várias brincadeiras que são consideradas de origem folclórica?
Vamos conhecer um pouquinho mais?
👉🏼Transmitidas de geração em geração, as brincadeiras folclóricas, também conhecidas como brincadeiras de rua ou tradicionais, representam o elo entre um povo e suas raízes. Sem autores definidos, elas fazem parte do folclore, que reúne dança, lendas, mitos, provérbios e adivinhações.
As brincadeiras folclóricas são importantes legados da cultura popular que contribuem para o fortalecimento do acervo cultural de uma nação. Através delas é possível compreender crenças e valores de determinado grupo social. Assim, a preservação dessas brincadeiras é uma forma de conhecer o passado e o presente.
Muito legal não é mesmo? Brincadeiras que existem desde a época dos nossos avós e que vem tomando diversos formatos.
Agora a nossa missão é a seguinte, eu irei colocar uma lista com algumas brincadeiras folclóricas que podemos fazer em casa com o papai e a mamãe e algumas sozinhos, bem divertido. Abaixo tem um vídeo com 3 brinquedos folclóricos que dá para fazer em casa, escolham um e mandem ver❤️😍
BRINCADEIRAS: Cabra cega, Passa anel,
Brincadeira de roda, Adoleta, Batata quente, Dança da cadeira, Peteca, Pião, Corda, Bambolê, Bilboquê, Pipa, Escravos de jó, Telefone sem fio...
Espero que aproveitem bastante, um beijinho em todos vocês ❤ Até semana que vem!
Dia 11.AGOSTO.2020
1° e 2° período
Olá amiguinhos hoje junto com a tia Thalya a missão é ouvir a seguinte musiquinha e tentar fazer os movimentos eim. Essa música é bem legal e ensina a gente a mexer o corpinho. Os pais podem ajudar a criança no movimento, levando as mãos até o local indicado.
Espero que tenham se divertido. Beijos!
3°, 4°, 5° período e 1° ano
Olá pessoal tudo bem com vocês? Muita saudade, em breve iremos marcar uma aula ao vivo para mexermos os nossos corpinhos juntos. Vai ser bem legal!
Hoje a nossa tarefinha é que os papais e mamães expliquem para a criança o que é equilíbrio. E depois as crianças deverão fazer os três seguintes movimentos de equilíbrio:
1° Dar 10 Pulinhos numa perna só, depois a mesma coisa com a outra perna. (Os amiguinhos menores que ainda não sabem pular devem ficar 10 segundos em cada perna equilibrando.
2° Irão fazer a seguinte pose:
Que se chama AVIÃOZINHO
3° A criança irá colocar um livro de capa dura na cabeça e tentar equilibrar (no final me mandem uma foto e me falem o tempo máximo que conseguiram equilibrar o livro na cabeça .
Beijinhos e até semana que vem💋
Dia 03.Agosto.2020
1° e 2° período:
📌Olá amiguinhos, vamos começar mais uma semana
com movimentos!
👉🏼A seguinte atividade é bem tranquila de se fazer e mantém as crianças
concentradas, estimula a força na ponta dos dedos e precisão, e mantém a
estimulação para o posicionamento em pé, trabalhando os músculos e
Equilibração.
✔️Você irá precisar de fitas podem ser coloridas para melhor visualização e
entretenimento e de uma superfície. Em seguida FAZER como na imagem abaixo:
3°, 4° e 5° período e 1° ano:
👉🏼Dica 3-4 anos: Comprar 4 metros de corda em loja de material de construção (valores bem consideráveis, não costuma ser caro😜).
E começar a treinar o tempo e o espaço, junto com os pequenos. Essa atividade auxilia na velocidade de reação e é importante para ajudar a criança a ter iniciativa e se arriscar para determinadas situações.
-Claro que devemos ter uma progressão, pode começar com a brincadeira de pular por cima da cobrinha para as crianças entre 3 e 4 anos, bater a corda e a criança passar por baixo sem encostar, depois pulinhos de leve, até conseguir o almejado.
📍5° período e 1° ano: Os amigos que conseguem pular, seria interessante fazerem uma série diária, por exemplo 3 séries de 10 pulos, ou seja, pula 10 vezes mesmo sem serem pulos sequenciados, depois descansa e mais 10, e depois mais 10. Todos os dias 30 pulinhos e irão aprimorando e claro cuidando da saúde e se sentindo menos estressados, sim as crianças mudaram suas rotinas e estão topando tudo, mas elas sentem falta da rotina e de estar com os amigos brincando e se divertindo, vamos proporcionar mais um pouquinho de prazer na semana deles com a prática da atividade física.
Beijos em todos, até semana que vem!
Dia 14.julho.2020
1° e 2° Período
Fala pessoal, essa semana o desafio é a gente fazer massinha e para isso
eu trouxe uma receitinha super fácil para vocês. Às crianças simplesmente
adoram e se divertem muito com massinhas. Quando maiores exploram bastante
a imaginação, já quando pequenos exploram bastante o movimento de pinça e
se divertem muito. O ideal é que durante a realização a criança participe
e você fale que irão fazer massinha, deixe a criança explorar os
ingredientes, fique de olho para não colocarem algo indesejado na boca.
Após terminarem que tal incentivá-los a fazer uma bola de futebol? E
uma de boliche (com furinhos feito com palito ou canudo)? O ideal é
mostrar a criança uma foto para ela associar o que está sendo feito e
quando estiver pronto. Bem tranquilo né? Bora agitar?
3°, 4° , 5° Período e 1° ano:
Olá pessoal vamos trabalhar a imaginação? Essa semana eu gostaria que os
pais perguntassem as crianças o que vem na cabeça delas quando falamos em
educação física. Tendo dito isso, peça para que elas desenhem e expressem
no papel as diferentes formas de lembranças. Beijos, quero ver as fotinhas
em.
Dia 07.julho.2020
1° e 2° Período:
Olá amiguinhos, hoje iremos fazer uma atividade bem bacana onde iremos
aprimorar a coordenação motora óculo manual (das mãos) e visual, mirando o
objeto e o direcionando até o recipiente assim como na imagem, pode-se
utilizar canudos, pompons, rolhas, lápis de cor... Boa aula!
3°, 4° e 5° Período e 1° ano.
Olá amiguinhos vamos fazer uma atividade bem diferente hoje? Bom, na
verdade é um desafio quero ver quem consegue fazer um desenho ou escrever
o próprio nome, só que com os pés.
Pode ser numa folha comum ou como na imagem a baixo! Quero só ver eim.
Boa aula a todos!
Dia 30.junho.2020
📍Olá pessoal, essa semana eu trouxe para os nossos pequenos uma
brincadeira bem legal de ALINHAVAR, isso mesmo, a gente vai formando
caminhos com linhas, barbantes, náilon, cadarço... e esses caminhos
percorrem espacinhos bem dificultosos que podem ser feitos com canudos,
macarrão, pequenos buraquinhos e o objetivo é a mira, concentração,
coordenação óculo visual, coordenação motora fina no qual vai
direcionando o trajeto percorrido pela linha, que pode ou não ter um
significado. Vou colocar alguns exemplos para vocês. E o nosso desafio
vai ser fazer um alinhavo em forma de uma figura geométrica ou traçando
o nome LDC. Quero ver eim.
✔️ Para os nossos pequeninos do 1° e 2° Período Vamos estimular apenas o
movimento sem objetivo de figuras ou letramento, com eles o mais
dinâmico como no exemplo do escorredor de macarrão, ou utilizando rolo
de papel higiênico, fica mais atrativo.
Grande beijo e boa semana.
Dia 23.junho.2020
📍Falaaa pessoal, esse mês é o mês festivo junino não é mesmo?
🏠Dessa vez as comemorações serão diferentes, nenhuma festa junina na
escola, na rua, na igreja, mas nada de desanimar eim. Que tal a gente
fazer algumas brincadeiras que vemos nas festas juninas? Sem dúvidas é um
mês de muita diversão. Vou deixar aqui algumas opções aproveitem.
BRINCADEIRAS: corrida no saco, ovo na colher, pescaria, boca de palhaço,
rabo do burro, corrida de carrinho de mão, acertar argola na garrafa, tiro
ao alvo (improvisem essas atividades com papel, varinha, qualquer coisa me
manda uma mensagem que auxílio melhor)
♦️Eu também os convido a aprender sobre o surgimento da festa
junina, quem são homenageados, quando é comemorado, o que as pessoas
costumam comer nesse tipo de festa, o que fazem, o que dançam e
também costumam ouvir. E que tal dançar e mover o corpinho ao som das
músicas de São João?
💡Para os nossos pequenos de 1° e 2° Período, eu indico aos pais mostrarem
e apresentarem a eles imagens como: milho, bandeirinhas, chapéu de
palha,pescaria, balão, fogueira... entre outros temas apresentados em
festa junina para que as crianças aprendam através da associação e ao
término colocar músicas juninas e deixar as crianças se moverem conforme a
música, estimulando os movimentos dançantes.
Dia 16-06-2020
1°, 2° e 3° Período 👶
Olá pessoal! Hoje estou passando para deixar uma tarefinha bem básica. Você sabia que o simples ato de dar um livro na mão da criança e deixar ela vivenciar as páginas, por mais que vire 5 páginas juntas de uma só vez ou o ato de amassar e picotar papéis utilizando as mãos, irá estar colaborando para que a criança desenvolva a destreza com os dedos? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Pois é, esses movimentos são essenciais para o desenvolvimento da
coordenação motora fina, aquela dita anteriormente que é extremamente
importante para auxiliar na alfabetização posteriormente. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📍Estimulem seus pequenos!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
4°, 5° período e 1° ano
Oii pessoal, hoje nós vamos brincar de descobrir, só que desta vez vamos
vender as crianças e elas terão que descobrir qual o objeto que está sendo
tocado com os PÉS, vai ser muito legal! Escolham objetos fáceis, que as
crianças estão acostumadas a ver, pegar, brincar. Como: colher, boneca,
algodão, sapato, óculos... DIVIRTAM-SE!❤
Até semana que vem amiguinhos! 🤩
Dia 09-06-2020
ATIVIDADE PARA 1° E 2° PERÍODO
Olá pessoal, para a aula de hoje eu indico uma atividade bem bacana que se chama "cama de gato". Essa atividade é bem conhecida, a maioria já viu. E é bem prática também, vocês irão precisar de elástico, barbante e/ou fitas, e também de um cesto com brinquedos (chocalhos, bonecos, bolinhas...) E irá proceder da seguinte forma:
Essa atividade auxilia na coordenação motora fina e é extremamente relevante para o desenvolvimento infantil.
Caso não tenha cesto utilize uma bacia ou um balde.
ATIVIDADE PARA 3°, 4°, 5°PERÍODO E 1° ANO
Olá pessoal, para a aula de hoje eu indico uma atividade bem
bacana que se chama "cama de gato". Essa atividade é bem conhecida, a
maioria já viu. E é bem prática também, vocês irão precisar de elástico,
barbante e/ou fitas, e também de um corredor ou simplesmente de um espaço onde você irá entrelaçar os
mesmos e fazer um caminho cheio de fios como na imagem a baixo:
As crianças simplesmente amam essa atividade e vocês podem colocar um
objetivo no final, por exemplo a criança deve atravessar o caminho para
recolher os itens do outro lado um a um e cronometrar quanto tempo ele
leva para isso.
Tenho recebido alguns vídeos e imagens de alguns alunos e estou amando.
Grande beijo 💋
Dia 26-05-2020
Olá amiguinhos, hoje nós vamos brincar de navio pirata. ISSO MESMO. NAVIO
PIRATA. Não é um máximo?
Que tal pegarmos um cobertor ou um tnt ( tecido não tecido) azul e
forrar no chão? Em seguida a gente pode pegar uma banheira , cesto de
roupas, caixa de papelão, ou até um balde que a criança caiba dentro, uma
vassoura será um ótimo remo, podemos utilizar papelão para fazer peixinhos
e que tal um binóculos de pirata com um rolo de papel toalha? podemos
fazer um tapa olho também eim. É só imaginar!
E falando nisso, as crianças possuem uma imaginação incrível e um olhar
criativo para transformar objetos usuais em ótimos aliados a nossa
brincadeira que tal explorar?
Pode colocar música e tudo, boa viagem!
Aos papais e mamães que tem comentado as atividades no Whatsapp, me mandem
fotos para eu ver como que as crianças utilizaram a criatividade
delas🤗
Aos pequeninos peço aos pais que coloquem um desenho de pirata e depois
fale que vão imitar,para a criança associar através da visão, verbalize
bastante, fala que vão em busca de um tesouro secreto e que precisam
enfrentar a tempestade. simule pequenas turbulências, se divirtam!!!
Quem não tem meu número pode me adicionar: (21)97635-6245.
Não deixem de me mandar! Beijão 💋
Dia 19-05-2020
Olá amiguinhos tudo bem? É sempre bom estar com vocês 😊
Vamos para nossas atividades dessa semana?
1°, 2° e 3° PERÍODO
Nossa atividade será muito legal, que tal cantar e estimular a coordenação
motora fina? Aquela que envolve os pequenos músculos e nos ajuda abotoar,
manipular zíperes, capturar pequenos objetos e tem mais nos auxilia na
escrita quando chegamos na alfabetização, olha que bacana😃
Tarefa 1: Coloque o vídeo do seguinte link: https://youtu.be/CtJBnNSreBs
quem não tem acesso ao YouTube cante você mesmo, essa música é bem
conhecida e começa assim: "um elefante incomoda muita gente, 2 elefantes
incomodam muito mais... "
Essa atividade é muito legal, agora é só colocar a trombinha do elefante.
Dica 1: Se a criança ainda não sabe apertar o pregador, você papai e mamãe
peguem o dedo indicador e o polegar da criança e pressione sobre o
pregador auxiliando no movimento.
Dica 2: Se a criança sabe fazer o movimento, mas não coloca a trombinha no
lugar certo, faça um e mostre onde deve ser colocado, explique
primordialmente que é a tromba do elefante, as vezes a criança tem
dificuldade de associação (ainda são pequeninos) e mostre onde a tromba
fica, apresentando-lhe uma imagem por exemplo.
Boa aula! Beijos da tia Thalya.
4°, 5°Período e 1° ano
Nós iremos complementar a aula anterior beleza? Desta vez estimulando o
sentido sensorial tato. Você sabia que temos o tato corporal e não apenas
na ponta dos dedos? É isso mesmo, o tato ele tem um grande papel no nosso
corpo, ele nos orienta de sensações externas como: frio, calor, pressão,
sensação (áspera, lisa...)
Depois de descobrir tudo isso que tal brincamos um pouquinho? Vamos nessa?
Nessa aula precisaremos da ajuda de um adulto, eles irão separar alguns
objetos: palito de churrasco ou de dente, bombril, algodão, gelo...
A criança irá deitar no chão com a barriguinha para cima e deverá estar
vendada.
Os pais irão escolher as partes do corpo um por vez e irá colocar o
objeto, pressionando o palito sobre a pele e a criança deverá falar o nome
do objeto qual a sensação que trás (dor, arrepio, sensação gelada...) e
falar a parte do corpo que foi tocada.
Com o algodão e a esponja de aço dê na mão da criança de olhos vendados e
peça para ela identificar o que é e responder se é áspero, liso,
macio...
Brincar é coisa séria! Estimule seu pequeno. 💪🏼
Beijinhos, tia Thalya!💋
11/05/2020 Olá amiguinhos, essa semana teremos uma atividade bem divertida
e diferente. Estão prontos?
Iremos desenvolver os sentidos corporais, vocês sabiam que existem mais do
que 5 sentidos? 😳 Mas isso é assunto para outro momento. A princípio
vocês precisam saber que o "paladar" é um sentido muito importante do
nosso corpinho, responsável por sentirmos os sabores.
Para isso gostaria de convidar os responsáveis para entrar nesse desafio
(sabemos que o paladar identifica o doce, salgado, azedo...) Mas nessa
aula iremos focar em outros detalhes importantes, para isso vocês irão
explicar as crianças qual a diferença de fruta, legume e verdura, ok? E em
seguida vocês irão vendar os pequenos (use como venda, camisa, pano
cortado e até vendas mesmo...) em seguida coloquem 5 pratinhos com frutas,
verdura e legumes e desafie a criança a adivinhar o nome do que está
comendo e classificar em: fruta, legume e verdura. Aproveite para
incentivar as crianças a comerem alimentos saudáveis e explicar a sua
importância no nosso organismo.
Para os menores 1° e 2° Período: indico os pais mostrarem imagens dos
alimentos citados, contar historinhas de vegetais, colocar desenhos e
verbalizar sobre o alimento. A criança escuta e associa, todo esforço e
incentivo é uma aprendizagem.
Boa semana amiguinhos!
Feliz dia das mães para todas as nossas queridas mamães MULHERES MARAVILHA
❤
Tia THALYA
04/05/2020 Vamos seguir para nossa aulinha de educação física!🤸♂️🤸♀️
Para nossa aulinha de hoje iremos acessar os seguintes links na internet
para que possamos fazer 2 origames um que fica no ar e outro na água. Por
isso após os origames ficarem prontos eu oriento aos pais que brinquem um
tempinho com os filhos arremessando o aviãozinho e encham uma banheira com
água, uma bacia, piscina, a pia... E brinquem um tempinho com o
barquinho.
*Para as crianças menores, deixem que se intretenham com o origames após
estarem prontos.
*Para os maiores é importante que realizem as dobraduras, para auxiliar na
motricidade fina, noção de espaço óculo visual...
* Após estar pronto é interessante colorir, fazer colagens, pinturas com
tintas, deixe a criança escolher.
*10 minutos brincando com os origames não é tanto tempo assim, dedique
esse momento ao seu filho.
Avião: https://youtu.be/RXZ3UunoCwQ
Barco: https://youtu.be/CPrdggN48-c
Beijinhos, boa semana! 😊
28/04/2020 Vamos para nossa aulinha de educação física! 🤗
Tia Thalya está com
muita saudade!
1° e 2° Período:
Essa semana iremos estimular o equilíbrio, a força nos membros
inferiores e a destreza manual. Vamos lá?
Para essa aula você irá precisar de uma mesa em que seu filho dê
altura até a superfície.
E logo em seguida irá precisar de objetos pequenos, mas não tão
pequenos, objetos como: lego (bloquinhos de encaixe), alguns
carrinhos., coleções de bonecos pequenos..
E em seguida você irá colocar todos os objetos no chão em frente à mesa e
irá induzir e conduzir a criança a pegar os objetos no chão e colocá-los
em cima da mesa. A criança fará a movimentação de abaixar e levantar,
pegar e soltar e de conduzir o objeto de um ponto a outro.
Pais: Auxiliem a criança, mas não faça por ela.
Não ache que a criança fará perfeitamente sozinha, é um processo.
Se for preciso, segure uma mão da criança para auxiliar a equilibração, no
momento de levantar e abaixar e deixe o restante do corpo solto.
Caso necessário coloque o objeto na mão da criança e ajude-a soltar no
momento de colocar em cima da mesa.
E não se esqueça da orientação verbal, dizendo o que a criança precisa
fazer.
Boa aula!
3° , 4°, 5° Período e 1° ano
Olá, pessoal hoje a nossa aula é uma tarefinha, e eu estarei avaliando
quem está participando das atividades. Irei colocar um link de um vídeo e
a tarefa de vocês será escolher um dos brinquedos recicláveis feitos no
vídeo e fazê-lo com a ajuda do papai e da mamãe. No final vocês precisarão
reservar no relógio 20 minutinhos para brincar com o brinquedo feito por
vocês, e claro me mandar uma foto, pelo Whatsapp (21)976356245, pelo
email: thalya.wendy015@hotmail.com ou pode simplesmente mandar para o
grupo da escola. Grande beijo, boa aula! Ficarei aguardando.
Link: https://youtu.be/-gwDXyx9tu4
14/04/2020 Nossa terceira aula de EDUCAÇÃO FÍSICA.
1° e 2° Período:
Essa semana eu indico para que os pais realizem de 1 a 2 atividades
propostas no link a baixo:
Dica sobre a atividade 1: Quem não tem acesso a natureza por não ter
quintal e etc. Eu aconselho levar a criança até a janela de casa e
estimular verbalmente a criança, dizendo como está o clima,
apontando e dizendo o nome da árvore, do céu, terra, flor, nuvem, etc.
Assim você estará estimulando a assimilação através da visão e audição.
Dica sobre atividade 2: Para crianças do 2° período que tem lego ou quebra
cabeça, talvez seja mais estimulante e prazeroso por ter um objetivo a
realizar.
Dica sobre a atividade 3: Quem não tem acesso a areia pode substituir por
uma bacia de água ou piscina inflável, que é extremamente atrativo também
e nesse caso barquinhos de papel e brinquedos flutuantes se tornam
extremamente divertidos.
Dica sobre atividade 5: No lugar dos dedoches pode utilizar bonecas e
bonecos, ou fantoches para quem tem em casa. Fingindo ser um mini teatro
infantil.
3° , 4° e 5° Período
Vamos as orientações para nossa atividade:
Grande beijo! Boa semana a
todos.
Nossa segunda aula de EDUCAÇÃO FÍSICA: 07/04/2020.
Pessoal, a atividade a seguir é destinada ao
1° e
2° período, as aulas do 3°, 4°, 5°
período e 1° ano estão após.
1° ATIVIDADE
A atividade a seguir é para o
3°, 4°, 5° Período e
1° ano espero que estejam preparados para
a nossa segunda aula de educação física, boa aula a todos,
beijinhos!
Dica 1: Coloque objetos de vários cômodos diferentes.
Dica 2: Coloque para cronometrar quanto tempo a criança leva para
recolher todos os itens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário